quarta-feira, 8 de julho de 2009





Há um bom tempo temos recebido mensagens de leitores sugerindo um maior aprofundamento com relação ao mercado de trabalho para modelos masculinos. A grande verdade é que se o mercado de modelos é difícil para as meninas, para os rapazes então…

  • Ainda não atingiu a puberdade

Sem dúvida alguma o mercado para modelos masculinos cresceu muito (e tende a crescer) mas ainda é muito pouco se compararmos com o mercado de trabalho feminino. Se o feminino pode ser considerado maduro, o mercado masculino ainda não passou da infância. As mudanças nos hábitos dos homens modernos e a preocupação maior com a vaidade, tem aberto muitas portas para os modelos. Cada vez mais, vemos grifes se especializando no público masculino; de novos produtos de moda (vestimenta) à produtos de
beleza especialmente desenvolvido para os homens. Isso é uma tendência que cresce em ritmo acelarado a cada ano, o que aumenta as possibilidades dos modelos masculinos na indústria da moda. Mas, mesmo com esse crescimento constante, a realidade para os modelos ainda é difícil e instável.

  • Os cachês não chegam aos pés dos das top


A realidade é que o mercado da moda é dominado por grifes femininas. Mulher consomem infinitamente mais moda do que os homens. É fácil perceber em um rápido passeio em um shopping center, ou ainda no número de publicações (revistas) especializadas em moda feminina. Se a mulher consome mais, obviamente as marcas femininas investem mais, o que justifica o fato de uma TOP receber cachês milionários, ao passo que um “top” masculino não alcançará 1/4 do valor do cachê dela.


  • Poucos modelos profissionais

Se por um lado o mercado masculino é relativamente novo e os cachês são baixos, por outro lado temos um mercado em franca expansão com a promessa de se igualar (ou ao menos chegar próximo disso), ou seja, uma excelente oportunidade para um futuro próximo. A grande queixa e dificuldade por conta dos ‘formadores de opinião’ é encontrar modelos realmente profissionais. Enquanto no mercado feminino a menina se dedica à profissão desde cedo, no masculino não há esse interesse. “A menina quando criança, sonha em se tornar uma supermodelo, brilhar nas passarelas e se dedica à isso. Já os
meninos sonham em conquistar o mundo através da chuteira, e quando entram para o mercado da moda é sempre de forma imprevista, literalmente caem de para-quedas. “ relata o fotógrafo Mauricio Po. A grande maioria dos modelos jamais pensou ou teve o sonho de desfilar. Alguém disse que poderia ser modelo, poderia ganhar um dinheiro e o menino resolveu aceitar e começar ‘sem compromisso’, como costumam relatar ‘ apenas para tirar uma onda’. Obviamente que muitos acabam tomando gosto pela profissão e passam a se dedicar. Mas muitos também, “enxergam a profissão de modelo apenas como uma possibilidade de ganhar um dinheiro extra – totalmente transitório.” acrescenta o fotógrafo. Visto por esse lado, é fácil concluir que embora não exista todo o glamour que há para as meninas, também não há tanta concorrência. Com toda a certeza, os modelos que encaram o trabalho de modelo como profissão não terá dificuldade para se destacar no mercado.
Boum...espero que esse post tenha servido de ''estimulo'' para os meninos que sonham em ser modelo naum desistirem desse sonho.Assim como eu.
By:Léo Téofilo

4 comentários:

  1. Hi there to every , as I am in fact eager of reading this weblog's post to be
    updated daily. It consists of good data.

    Take a look at my weblog: muscle Building food

    ResponderExcluir
  2. you are іn pօint of fact а jսst riցht webmaster.
    Τhe web site loading speed іs incredible. Ӏt seems
    tɦat yoս'rе Ԁoing any unique trick. Іn addition,
    The contents aare masterpiece. ʏou have performed ɑ
    fantastic activity іn thіs subject!

    Also visit myy webpage; tҺe venus factor review ()

    ResponderExcluir
  3. There's definately a great deal to find out about this issue.
    I really like all the points you made.

    Check out my weblog :: psn Code Generator

    ResponderExcluir
  4. Heya i am for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much.
    I hope to give something back and help others like you aided me.


    Feel free to surf to my web page :: how to setup a website ()

    ResponderExcluir