quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As profissões da MODA

A indústria da moda é atraente e seu glamour tem destacado profissões sté pouco existentes no Brasil.
Quando se fala em moda, pensamos em modelos, mas muito mais do que isso, os bastidores de um desfile, a produção de um catálogo, a execução de uma campanha, o desenho da roupa, o criador, tudo isso se mistura e cria uma das mais importantes indústrias e que geram milhares de empregos a cada ano.

  • NÚMEROS - Em ordem absurdamente crescente, a moda está em segundo lugar e só perde para o ramo da construção civil, onde se destaca pela aplicação em número de massa desta mão-de-obra, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções).
    São cerca de 1,4 milhão de pessoas nas confecções, indústrias têxteis e lojas. Apesar deste mercado em ascensão para trabalhar com moda, é preciso gostar muito da função.Considerando todos estes fatores a moda no mercado pode ser dividida em quatro segmentos: criação, desfiles, indústria e varejo.
  • Criação: São desses profissionais a responsabilidade de lançar tendências e personalizar a roupa.
  • Estilista - Ele escolhe tecidos e materiais, desenha roupa e acessórios. O estilista tem que estar atento aos movimentos de comportamento. Ele se apropria do que acontece nas ruas e recria isso com seu olhar nas roupas.
  • Modelista - interpreta a criação do estilista e transforma o desenho em uma peça tridimensional. É responsável pelo caimento das peças. As duas técnicas de modelagem são a moulage (construção da roupa no corpo ou num boneco) e a modelagem plana (com moldes bidimensionais). "É uma área com muitas vagas". Alguns modelistas são estilistas e criam as suas próprias coleções.
  • Desfiles: É o momento glamouroso da moda e envolve as seguintes profissões:(ADORO ESSA PARTE)
  • Stylist - Monta looks, escolhe peças e responde pelos toques em um desfile ou editorial (a fitinha na perna, o make bordado). Eles corre atrás das lojas em busca de boas peças. Stylist é um produtor com mais estudo e referência que passa o conceito da coleção na passarela e pode mostrar a moda de forma conceitual ou comercial.(ADORO)
  • Modelo - Fotos, desfiles, comerciais, campanhas, show-room (quando as marcas apresentam as coleções a compradores), provas de roupa. É quem prova as roupas e protagoniza o estrelato das top models.(ADORO MAIS AINDA)
  • Maquiador - Cabelo e maquiagem para editoriais, responsáveis pelo visual eclético de algumas passarelas.
  • Booker - Cuida da carreira da modelo, analisa quem são os bons clientes, negocia pagamentos, controla a agenda. "Booker é pai, mãe e agente das modelos". Não existe curso de booker, um bom profissional se forma conhecendo bem o que o mercado busca em uma modelos de tempos em tempos.(ADORO)
  • Indústria - Existem várias funções legais nas fábricas de tecidos, a indústria têxtil, e nas grandes e pequenas confecções e redes de lojas. O mercado tende a crescer. Ele ainda dá importância a quem tenha experiência com a moda, mas a formação universitária é cada vez mais essencial. Engenheiro têxtil, comprador, gerenciador de marcas são algumas das profissões.
  • Varejo - Foi-se o tempo em que ser vendedor ou gerente de loja era uma profissão quebra-galho, para complementar o orçamento. Hoje isso mudou, para quem gosta de moda, saiba que muita gente começou atrás do balcão. Mas como o mercado está cada vez mais profissional, é recomendável cursar Administração de Empresas.

Enfim galera deu pra ver que o mercado da MODA está fluindo de uma forma incrível e também deu para ver que eu amo isso de paixãO(auhauhauhauhuahuaahuaahu)

Espero que tenham gostado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário