sábado, 8 de dezembro de 2012

Como manter o cabelo cacheado e lindo?


Olá!  Essa é a primeira vez que escrevo pra um blog, então, sejam compreensivos. Venho aqui no FD falar sobre cabelos cacheados, que são o sonho e ao mesmo tempo pesadelo de algumas meninas (inclusive eu!).  Rendi-me á famosa dupla secador + chapinha dos 11 anos até esse ano, abusando das mudanças: cortei meu cabelo Chanel, no ombro, fiz franja, e cheguei ao ápice em junho desse ano fazendo o famoso sidecut. Nesse mês, resolvi que tinha cansado de correr da chuva ou de não poder entrar na piscina com meus amigos simplesmente porque todos estavam acostumados a me ver de cabelo liso (e muitos achavam que ele era liso natural) e decidi que iria assumir meus cachos. Foi uma libertação! Assinei a minha carta de euforia e a da minha belíssima juba e resolvi me adaptar ao que a natureza me ofereceu, já contando com certo trabalho pela frente.
Pra começar, deixo aqui uma foto do meu cabelo (antes depois de tingir, lavar e hidratar no salão, mas o efeito é o mesmo em casa se você seguir as dicas do modo certo).

OBS: Essas dicas são básicas MESMO, e é praticamente o que eu faço no meu dia.
 



Hoje em dia todo mundo consegue um efeito semelhante ao do salão em casa, apenas aplicando shampoos e condicionadores domadores de volume e anti-frizz . Depois de aplicar normalmente o shampoo e condicionador, passe a hidratação de sua escolha, ou de recomendação do seu cabeleireiro (ou até o que couber no seu bolso) mecha por mecha de cima pra baixo, faça um coque e deixe agir de 3 á 5 minutos. Enxague e você vai sentir o resultado logo em seguida. Você pode optar pela hidratação térmica, que é usando a touca térmica, toalha quente e ( ao menos foi o que ouvi no salão e deu certo) papel alumínio por pelo menos meia hora. Na hora de secar os cabelos, aperte-o com a toalha sempre de baixo para cima.

OBS: Se você tem o cabelo tingido como o meu ou pensa em tingir, dependendo da tinta, vem na embalagem uma bisnaga de hidratação que dura o equivalente á 6 aplicações, uma por semana. 

PÓS LAVAGEM:

Depois do banho, hora de pentear os cabelos. O ideal é que você penteie ou com os dedos (pois é!) ou com um pente de madeira de dentes largos. Isso vai fazer com que seu cabelo não quebre, sempre começando das pontas e depois para o comprimento do cabelo. Os cabelos cacheados tendem a ser oleosos na raiz, ou seja, NUNCA passe creme no topo da cabeça. Sempre passe o creme no sentido de baixo para cima, apertando o cabelo para definir os cachos. De preferência, use um creme específico para cabelos cacheados ou um definidor de cachos sem álcool. 

DURANTE O DIA:
Você pode investir em creme com manteiga de karité ou queratina.

PREÇOS:
Dependendo da qualidade do creme de pentear/hidratação que você comprar, os preços variam de R$ 11,00 até R$ 50,00.
Não posso deixar de falar que você tem que ter personalidade para usar o cabelo cacheado. Encharcar de creme ou deixa-los molhados o tempo inteiro não vai resolver o seu problema. Invista em cortes e acessórios que valorizem os seu tipo de cacheado.
Espero que o post seja válido para quem está em pé de guerra com os cachos. 

Bea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário