domingo, 13 de outubro de 2013

Principais tendências da Paris Fashion Week...

http://futilidadesdanatalia.files.wordpress.com/2013/10/chanel-pfw-primavera-2014.jpg?w=714&h=476

/fingindo que não faz muito tempo desde o último post/ tamo aí na tividade, o FD está de volta! E para um retorno digno, trouxe pra vocês as principais tendências do Verão 2014 do circuito internacional das semanas de moda de Nova York, Londres, Milão e especialmente Paris. Nessa última fashion week, o line-up estava recheado de grifes consagradas e super aguardadas como: Dior, Balenciaga, Lanvin, Givenchy, Saint Laurent, Chanel, Valentino e Alexander McQueen. As maiores expectativas foram com a Balenciaga que mostrou a segunda coleção de Alexander Wang para a marca (um momento importante de provação para o jovem) e também com a Saint Laurent, que na última temporada foi causadora de uma big polêmica ao desfilar uma coleção completamente grunge, nada a ver com o DNA original da label.
Sobre as tendências, mostrarei as que mais me chamaram atenção, as que eu não curti muito, as que eu acho que cola, enfim. Pensei em escrever tudo em tópicos, mas não sei por que, acabei fazendo um texto corrido. Escreverei o nome das tendências em caixa alta e em negrito para facilitar a identificação com as fotos no final do post. Espero que gostem e absorvam :)

A ARTE e a moda sempre estiveram extremamente ligadas, sempre caminhando juntas. Uma relação tão estreita e que continua a inspirar muitos estilistas em todo o mundo. Pinceladas aplicadas em tecidos e Graffiti Brassaï foram inspiração pra Céline. Observem a paleta de cores e os acessórios da Chanel. Ilustrações de artistas como Joan Detallante, Gabriel Specter e El Mac foram aplicadas nas paredes e nas roupas da Prada. A arte convida o verão a se vestir. Pincéis, tinta, spray ou carvão, whatever, o próximo verão será definitivamente inspirado(r). O OURO PLISSADO deu as caras nessa temporada, mas não curti muito essa vibe da Haider Ackermann, Proenza Schouler e Dries Van Noten. Prefiro olhar o plissado em cores mais sóbrias. Esse ta parecendo aqueles enfeites que colocam em bolos de aniversário, rs. África, Japão e América Latina, as coleções de primavera/verão 2014 que trazem os RUMORES TRIBAIS são invadidas por um cheiro doce do folclore. Muito bordado, jóia tribal, arte de drapeados ou estampas gráficas. É como mergulhar em uma edição da National Geographic (que McQueen disse se inspirar), rs. As marcas que apostaram foram Givenchy, Valentino e Alexander McQueen. Depois de intensos azuis marinhos, pretos e vermelhos brilhantes na temporada de inverno, o rosa pastel suaviza o vestiário do verão 2014. Pó, algodão doce, chiclete... A cor vem em tons suaves e doces para uma figura suave e tonificada. A chamada CLEAN PINK apareceu na Balmain, Isabel Marant e Alexander Wang. E já que estamos falando de coisas suaves, é bom ficar de olho nos PADRÕES FLORAIS - Flores de amendoeira na Dolce & Gabbana, flora tropical na Christian Dior ou em rendas na Burberry Prorsum os bordados de flores impressos ou em relevo são onipresentes e sopram o ar românico dessa temporada. Uma boa maneira de dar um aspecto rústico à cidade! Pra ir arrematando com isso, a transparência –que sempre aparece- veio combinada com um JOGO DE TRANSPARÊNCIAS -  Vestidos, tops, saias e véus são peças necessárias em todos os guarda-roupas de verão 2014. Sempre sugerindo e nunca mostrando, claro. Uma tendência ultra feminina vista na versão primitiva da Balenciaga, Nina Ricci e Calvin Klein Collection. O ESPÍRITO ESPORTIVO vem bem acentuado. Uma postura atlética aparece com as cores olímpicas: branco, vermelho, azul ou laranja e materiais de cetim ou de lã clássicos para um look casual bacanérrimo e dinâmico. Gucci, Marc by Marc Jacobs e Tommy Hilfiger apostam! Os EFEITOS PLISSADOS, que já falei aqui – só que em ouro, aparecem agora em sua melhor versão (pra mim, rs). Dá pra sentir o ar, o vento com as peças da Chloé, a delicadeza na Dior e a assimétrica na Bottega Veneta. Marcas muito inteligentes que souberam como manipular os ganhos de escala e feminilidade com efeitos de transparência, outra grande tendência da temporada.
E... Por que esperar até o inverno para usar peles em um mundo onde é possível ir de Saint-Tropez a Moscou em poucas horas? Ultra luxo por excelência, a PELE DE VERÃO é adornada com elementos da estação mais quente do ano: cores brilhantes e peças sem mangas com Dolce & Gabbana e Miu Miu e estampas havaianas na Prada. Fendi, Tom Ford e Roberto Cavalli também não se importam muito com essa questão de que pele só pode usar no inverno. Ahh, e também tem RENDA! Essas heroínas românticas! Os desfiles de Isabel Marant, Oscar de la Renta e Nina Ricci habilmente utilizaram guarnições nebulosas aqui e ali afim de revelar a nudez do corpo delicado com chamadas sutis para levantar o véu do desejo. “100çual. Também tem renda nas coleções de Stella McCartney, Elie Saab e Dries Van Noten. Vestidos deslumbrantes, roupas brilhantes, paetês, lantejoulas, brilho lamé sob a bola de discoteca e oportunidades de incomuns. Essa é a DISCO GUÉLS Haha! Não sei por quá, adorei essa trend! Olhem os desfiles completos da Saint Laurent, Versace e Tom Ford,  Fendi, Isabel Marant e Miu Miu.
Neste verão, AZULEJOS PRETO E BRANCO  são unânimes na Rodarte, Balmain e Ralph Lauren. Chic e clássico, dia e noite, esse duo evoca sofisticação de poder! Olha o desfile do Oscar de la Renta que lá também tem! O rigor clássico reinventado nesta temporada fica por conta do NEW PERFECTO. Descobrimos uma versão de costura adornada com penas, flores e pedras preciosas, plissadas por Marc Jacobs para seu último desfile na direção da Louis Vuitton, transformadas em um espartilho por Jean Paul Gaultier e mangas na Saint Laurent. Também entram nessa, a Balenciaga e Tom Ford. 
No Julien David, Olympia Le-Tan e Kenzo, o tema da água parece ser o esboço da primavera-verão 2014. A VIDA AQUÁTICA define as cores azuis esverdeadas, estampas lúdicas, âncoras, bóias, tão leves quanto o material de espuma. As silhuetas de verão flutuando entre o mar e o azul do céu. Bem bonito! A SELVA URBANA que já na temporada passada era tendência confirmada para o verão 2014, só fez se confirmar mais uma vez. Paisagens inspiradas em pinturas de Henri Rousseau na Hermès, lírios delicados na Emporio Armani e flores de hibisco em camisas havaianas para Marc Jacobs. Paisagens tropicais na passarela, na rua! 
As tendências sportwear, a malha vem este ano em t-shirts soltas, tops ou blusas grossas. Sempre ultra-sexy, descobre o peito escondido em efeitos e revela onde o corpo se liberta e se desdobra, onde é sugerida nudez, furtivo. Isso é FISHNET!
E o que seria de uma semana de moda sem as BOLINHAS? Limpe a estética dos anos 50! As “ervilhas” evocam uma feminilidade delicada e sofisticada. A tendência retro apareceu em preto e branco na Dolce & Gabbana e Michael Kors, em vermelho e preto na Moschino (que celebrou o 30° aniversário da marca). Também tem bolinha na Burberry Prorsum, Anthony Vaccarello e Chloé.
Emilio Pucci, Roberto Cavalli e Junya Watanabe se jogaram nas FRANJAS. Cavalli inspirado na cultura ultrafina Masai e Junya recriou a atmosfera cinematográfica da liberação hippie dos anos 20. As franjas estão fazendo um retorno nesta temporada! Também tem franja em Jean Paul Gaultier, Moschino e Valentino.

Woooooow! É isso! Agora zóia aí as fotos ;)


#padrõesflorais
 Dolce & Gabbana - Christian Dior - Burberry Prorsum

#jogodetransparências
 Balenciaga - Nina Ricci - Calvin Klein Collection

#espíritoesportivo
Gucci - Marc by Marc Jacobs - Tommy Hilfiger
 
#arte
 Céline - Prada - Chanel

#rumorestribais
 Givenchy - Valentino - Alexander McQueen
#cleanpink
 Balmain - Isabel Marant - Alexander Wang

#discoguéls
 Saint Laurent - Versace - Tom Ford
#azulejopretoebranco
 Rodarte - Balmain - Ralph Lauren
#pelesdeverão
Dolce & Gabbana - Miu Miu - Prada

#efeitosplissados
Chloé - Dior - Bottega Veneta

 #fishnet
Hermès - Emporio Armani - Marc Jacobs.

 #franjas
Emilio Pucci - Roberto Cavalli - Junya Watanabe

 #vidaaquática
Julien David - Olympia Le-Tan - Kenzo

 #newperfecto
Jean Paul Gaultier - Louis Vuitton - Saint Laurent.

 #urbanjungle
Hermès - Emporio Armani - Marc Jacobs

#bolinhas
Dolce & Gabbana - Michael Kors - Moschino

#renda 
Isabel Marant - Oscar de la Renta - Nina Ricci

 #ouroplissado
Haider Ackermann - Proenza Schouler - Dries Van Noten

2 comentários:

  1. Que posta completo adorei!!
    Um luxo só todas essas coleções e seus conceitos!




    Vem me visitar?!
    Beijos,
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Post super, hiper, mega completo. Adorei muito as informações!!

    André Santos!
    www.boletimdamoda.blogspot.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir